ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR SUA CONCORRÊNCIA
Todo mundo já ouviu alguém dizer que o mundo dos negócios é um mundo cão. Os empreendedores e gestores do mesmo segmento estão todos lutando por recursos limitados e por um número restrito de clientes. É exatamente por isso que é necessário saber não só quem são seus concorrentes, mas também como eles atuam no mercado.
Por que monitorar seus concorrentes?
O monitoramento da concorrência não precisa ser uma obsessão, mas os gestores de médias e pequenas empresas, principalmente, devem guiar suas atividades comerciais levando em conta o que os rivais de mercado estão fazendo e quais as estratégias que usam para atrair a clientela. Se você tiver informações sobre o que seus competidores estão fazendo, poderá encontrar brechas para atuar e oferecer diferenciais de mercado, além de melhorar seus produtos ou serviços para deixar sua empresa mais competitiva. Não se engane: os concorrentes também estudam como sua empresa opera e quais táticas você usa.
Qual a importância disso?
Hoje em dia, com a internet, é muito fácil coletar informações da concorrência, principalmente se você pesquisar nos portais próprios e nas redes sociais. Assim, você pode ter uma pista de se as ações deles estão obtendo resultados melhores ou piores do que as suas. Você poderá entender seu posicionamento no mercado dessa forma, e desenvolver estratégias de marketing e táticas eficazes para explorar seus pontos fortes e eliminar os pontos fracos, neutralizando as atividades da concorrência com maior eficiência.
De modo geral, fazer um monitoramento preciso da concorrência é essencial para defender sua fatia de mercado, proteger os relacionamentos que sua empresa já possui com os clientes atuais e conquistar novos compradores com campanhas de marketing certeiras.
Quando realizar esse monitoramento?
Para descobrir como os seus concorrentes estão no mercado e ver exatamente como eles estão interagindo com seu público-alvo, você pode avaliar mudanças em suas atividades mais relevantes de forma contínua, para que você possa reagir de forma adequada.
Outra situação em que se deve prestar atenção é quando um novo competidor entra no seu mercado, ou quando um concorrente lança um novo produto ou serviço. É essencial que você saiba o que eles estão fazendo para que você não perca parte dos seus clientes. Nesse sentido, o monitoramento dos concorrentes deve fazer parte de seu planejamento de marketing.
Você é gestor de pequena e média empresa? Acha que vai ser difícil fazer tudo isso? Pois saiba que você pode fazer a coleta de dados sozinho: criando alertas, visitando os blogs e as páginas corporativas nas redes sociais, e acompanhando os resultados de mercado dos itens que rivais anunciam. Claro, se você sentir que precisa de ajuda profissional, pode contratar uma empresa de pesquisa de mercado, que faça uso de ferramentas modernas para análise de concorrência e que vai prestar um ótimo serviço para sua empresa.