Entenda por que o CRM é importante para qualquer tipo de empresa!
O motivo para esse investimento desenfreado em automação nem é difícil de entender. É justamente com os sistemas disponíveis no mercado que as organizações atingem um novo patamar de produtividade e melhoria em seus serviços e produtos. Além disso, esses sistemas reforçam a tomada de decisão.
O CRM ajuda os negócios a criar condições perfeitas para encantar e fidelizar seus clientes. Afinal, o sistema tem como objetivo a coleta e administração de dados, que uma vez contextualizados e estruturados na forma de informação, diminuem as incertezas e permitem uma tomada de decisão mais eficiente e assertiva, permitindo focar nas necessidades reais do consumidor.
Então, quer entender um pouco mais sobre o impacto do CRM no desenvolvimento das empresas? Neste post, veremos os principais benefícios dessa ferramenta, além de alguns dos aspectos que devem ser levados em consideração no momento de contratar uma empresa desse ramo. Confira!
Quais são os principais benefícios do CRM para pequenas empresas?
Ajuda na sua base de leads desde cedo
Ter uma base de leads é crucial para estratégias de marketing e vendas bem-sucedidas. Até porque é dessa forma que podemos transformar os potenciais clientes em compradores efetivos — e, assim, garantir mais resultados para a organização, certo?
Pois o CRM trabalha justamente na qualificação desses leads. Ao reunir dados sobre os seus clientes, é possível tratá-los de forma contextualizada e estruturada para que esses sejam transformados em informação de qualidade para a tomada de decisão. Nesse sentido, o próximo passo seria classificá-los no funil de vendas, na forma de conhecimento de mercado, para se trabalhar nas melhores maneiras de abordá-los junto aos clientes potenciais, de acordo com as suas necessidades e momentos.
Isso não é possível se você não construir desde cedo a base de leads do seu negócio, que servirá de suporte para marketing e vendas.
Integra os dados dos diferentes departamentos
Outro grande benefício do CRM é o fato de que, com ele, você consegue integrar as informações de todos os departamentos da empresa, principalmente o de marketing e vendas.
O sistema reúne em um único lugar todas as informações disponíveis de clientes do negócio, o que é fundamental para garantir mais coesão nos times. Com isso, você evita ruídos de comunicação, retrabalho e desinformação.
Certamente, essa é a solução para que os profissionais da sua empresa falem a mesma língua — e, com isso, possam alcançar juntos resultados ainda melhores.
Reforça a gestão de dados
Como vimos, o CRM possibilita a integração das informações da empresa — mas é claro que não para por aí. Ele também ajuda a desenvolver melhor toda a gestão das informações. Assim, é possível elaborar relatórios rapidamente a respeito da situação da sua empresa e descobrir os pontos que merecem atenção, por exemplo.
Além disso, o CRM conta com os principais indicadores de desempenho para o acompanhamento dos clientes, o que é indispensável para que você tome decisões com base em informação, não em achismos.
Reduz os riscos do negócio
Marketing é um investimento, não um custo. Afinal, esperamos sempre que a médio e longo prazo esse tipo de estratégia traga o retorno esperado pela organização, certo? Ainda assim, todo investimento — mesmo que conservador — tem riscos.
Então, como fazer para diminuir esse problema? A resposta está no CRM, é claro.
Com as informações obtidas com essa ferramenta, você pode não só aumentar as chances de sucesso de uma campanha de marketing, como também realizar análises comparativas para descobrir quais abordagens darão mais certo. Esse é o segredo para otimizar o seu retorno com o marketing!
Aumenta os resultados
Bom, com todos os benefícios listados até aqui, essa vantagem não é uma grande surpresa, certo? De fato, o CRM ajuda a melhorar bastante os resultados do seu negócio, principalmente quando consideramos a perspectiva dos times de marketing e de vendas.
Aliás, não é só ROI (Return On Investiment) que é aprimorado, mas todos os outros indicadores de desempenho tais como o Ticket Médio, Taxa de Conversão, LTV – Life Time Value (Ciclo de Vida do Cliente), Churn Rate (Taxa de Rotatividade ou de Evasão do Cliente) e Taxa de Retenção. Em outras palavras, estamos falando de resultados efetivos na sua empresa.
Cria uma organização de aprendizado
Segundo Peter Senge, em sua obra, A ARTE E PRÁTICA DA ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE (1990 – 1994), para as empesas lograrem êxito no momento atual, os colaboradores estarão obrigado a enxergar a vida sob o ponto de vista mais criativo e menos reativo. Com isso, aumentar a proficiência em realizar e buscar resultados e desenvolvimento, a partir de uma visão da informação compartilhada e codificada.
A prática da codificação sugere um padrão de comunicação da empresa com seu mercado potencia e muda o mindset da organização, que deixa de contar apenas com o conhecimento tácito, armazenado na cabeça dos profissionais de marketing e vendas mais experientes. Através do processo de codificação em ambiente CRM, esse padrão tornar-se-à accessível a todos da empresa para construir vendas relacionais e não somente transacionais.
Como escolher o melhor CRM? Não deixar de considerar o suporte técnico.
Em primeiro lugar, é muito importante encontrar uma empresa comprometida com a qualidade permanente do CRM. Por isso, uma boa dica para encontrar o seu sistema é conferir se o seu fornecedor lhe oferece um bom suporte técnico.
É fundamental que existam profissionais sempre à disposição para resolver quaisquer tipos de problemas que sejam apresentados durante a utilização do sistema. Assim, você evita situações emergenciais desnecessárias.
Avalie todas as funcionalidades
Será que as funcionalidades do CRM realmente satisfazem as suas necessidades? Esse é outro detalhe fundamental na hora de escolher o seu sistema, pois só assim você tirará o máximo de proveito dele.
Quanto mais especializado no seu segmento de atuação for o sistema — como é o caso do sistema da Obras Online —, melhor ele será. E pode ter certeza de que esse não é um detalhe: isso fará toda a diferença para que você gere os resultados que espera no seu negócio!
Confira o preço
Para concluirmos, ainda é muito interessante conferir o preço do produto. Nesse ponto, contudo, cabe um alerta: o melhor sistema não é, necessariamente, o mais barato. É preciso, antes de tudo, conferir se a ferramenta supre as suas necessidades para, só então, avaliar o seu preço.
Hoje, independente do porte da empresa, ter um CRM é indispensável para que o negócio conquiste sucesso nesse mercado tão competitivo. Afinal, nesta era digital, mudou consideravelmente a forma de compras. O cliente está cada vez mais exigente, podendo comparar empresas apenas com o seu smartphone.
Aliás, contar com o CRM é indispensável, pois garante a criação de bases sólidas já no início do negócio, podendo desenvolver um crescimento sustentável.
Lembre-se: é por trabalhar nos seus clientes desde cedo que você consegue mais sucesso para a sua empresa!