Nicho de Mercado: veja como escolher o seu
Qual é o melhor nicho de mercado para se trabalhar no momento?
É incrível o número de pessoas que me escrevem perguntando sobre qual negócio é mais lucrativo, quais são as oportunidades do ano etc.
Uma breve história sobre nicho de mercado
Apesar do que muitos empreendedores pensam, o conceito de nicho de mercado nem sempre existiu. Antes da internet, eles eram simplesmente inviáveis. Você já leu um livro chamado A Cauda Longa, de Chris Anderson? Se a resposta for não, recomendamos muito a leitura. É fundamental para quem quer trabalhar com a lógica de nichos. Em síntese, é mais ou menos o seguinte:
Antes da chegada da internet, era praticamente impossível trabalhar com nicho de mercado. Se você abrisse uma mercearia em uma cidade do interior do estado, por exemplo, teria que vender de tudo: desde pão até ração para cachorro. Isso acontece por um motivo simples: cada consumidor da cidade possui uma necessidade diferente. Alguns querem comprar pão, outros desejam um galão de vinho, outros querem ração para o cachorro. Quanto mais dessas soluções você oferecer, mais você lucra. Trabalhar com um nicho de mercado, antes da internet, seria mais ou menos como abrir esta mercearia e, em vez de vender produtos variados, focar em vender diferentes tipos de queijos, por exemplo. É claro que as pessoas compram queijos. Mas o problema é que, ao oferecer somente esse produto, você perderia todos aqueles outros clientes interessados em vinho, pão e ração. O negócio tornaria-se inviável, pois a demanda por queijos na cidade não supriria a oferta do seu produto. Agora, imagine se você pudesse abrir a mesma mercearia especialista em queijos mas, dessa vez, tendo a possibilidade de vender para consumidores de todo o país (ou até do mundo)?
Enquanto antes o alcance do seu negócio era uma cidade com 100 mil habitantes, agora é um país com mais de 200 milhões deles. É provável que, nesse novo panorama, você consiga vender muito mais queijo, certo?
A internet e a viabilização do nicho de mercado
Foi justamente a internet que possibilitou que empreendedores parassem de vender apenas para sua cidade e começassem a fazer negócios com o restante do país. Depois da internet, a localização geográfica de um negócio simplesmente deixou de ser fundamental para o sucesso. Basta ter uma boa ideia, algum recurso financeiro, uma conexão estável com a internet e pronto: você já pode começar um negócio.
Como escolher o seu nicho de mercado?
Em primeiro lugar, devo dizer que, em um país com 200 milhões de habitantes, o nicho mais improvável pode acabar dando certo se você fizer um trabalho bem feito. Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de acompanhar de perto diversos projetos que se desenvolveram e obtiveram bastante sucesso nos mais variados e impensáveis nichos de mercado. A lição que fica é: não importa qual o seu nicho de mercado, faça um bom trabalho e terá grandes possibilidades de que a coisa funcione bem.
Os dois caminhos possíveis
Quando falamos em bater o martelo sobre qual nicho de mercado você irá atuar, é preciso pensar em uma estratégia. Nada pode ser feito aleatoriamente. Existem dois caminhos geralmente utilizados por pequenos e médios empreendedores que ainda estão indecisos em relação ao mercado. Ambas são boas, mas a 2ª é bem mais eficaz.
Paixão > Validação > Negócio
O primeiro caminho possível para se escolher um nicho de mercado é bastante simples. Durante toda a sua vida, você acumulou diversos hobbies e temas com os quais tem afinidade, certo? Chegou a hora escolher um deles e pensar em uma forma de monetizá-lo. Tudo bem, parece simplista no começo, mas pense: se você já tem um interesse natural pelo assunto, provavelmente conhece um pouco sobre o mercado e sabe exatamente o que os consumidores estão buscando (até porque você é um deles). Dessa forma, seja você um entusiasta do poker ou um apaixonado por surf, poderá fazer com que esse passatempo vire um negócio. É sua chance de, finalmente, trabalhar com o que você ama.
Porém, não basta acordar em uma segunda-feira ensolarada e declarar que vai abrir uma loja virtual de pranchas de surf. As coisas não devem ser feitas dessa forma. Já que você partiu de uma paixão (e não de um estudo detalhado), é preciso saber se existe espaço para esse negócio no mercado. É a etapa que chamamos de validação da ideia. Você pesquisará concorrência, estudará a persona, buscará por quanto aquele segmento vem faturando anualmente etc. Estas informações iniciais serão fundamentais para que você descubra se existe ou não a possibilidade de continuar com o projeto.
Necessidade > Negócio
O segundo caminho para a escolha do seu nicho de mercado é o mais aconselhável. Gostamos de pensar nele como algo pragmático, difícil de dar errado. É muito simples: faça um estudo de mercado, detecte um problema e crie uma solução. Digamos, por exemplo, que você ouviu um amigo comentando sobre como o trabalho anda corrido e, por conta disso, ele acaba sempre se entupindo de salgados na cantina da empresa onde trabalha. Bem, para os olhares mais atentos, pode existir uma oportunidade aí!
No outro dia, você decide ir até uma grande empresa da cidade e, com algumas poucas conversas, percebe que a maioria dos funcionários parecem infelizes com sua alimentação diária. Todos queixando-se da falta de tempo para preparar refeições mais saudáveis. Neste caso, não seria nada mal criar um ecommerce que venda salada de frutas em pequenos potes, por exemplo. É claro que você não vai criar o seu negócio depois do primeiro dia de pesquisa. É preciso checar faturamento do mercado, conversar com outros empreendedores, visitar outras empresas etc. Porém, não dá para negar: ali está uma ideia que, diferentemente das “pranchas de surf”, nasceu de uma necessidade real. Nesse caso, a sua ideia já está validada e entrará no mercado com chances maiores de ser bem-sucedida. Perceba que fizemos o caminho inverso: ao invés de decidir o produto e depois conferir o mercado, nós primeiro conferimos o mercado para depois decidir o produto.
Quais são os nichos mais lucrativos?
Quando pensamos em nichos de mercado, existem sempre os grandes clichês, aqueles que, ano após ano, são os que mais arrecadam e fazem sucesso entre os consumidores. Vamos citar os principais aqui mas, não se prenda somente a essas ideias. Existe MUITA coisa legal que pode ser feita. Desde músicas personalizadas até móveis de madeira maciça, existem diversos nichos de mercado faturando muito no Ecommerce.
Alguns exemplos de nichos lucrativos
-
Moda e acessórios: como já deve ter ficado claro, roupas e acessórios vendem bem. Homens e mulheres têm investido pesado em sua aparência, fazendo com que o faturamento deste nicho cresça ano após ano.
-
Cosméticos: o mercado de cosméticos também não faz feio quando o assunto é ecommerce. Este nicho, sem sombra de dúvidas, está entre o TOP 5 dos mais lucrativos.
-
Eletrônicos e eletrodomésticos: o Ecommerce brasileiro tem ganhado a preferência do público quando o tema são eletrônicos e eletrodomésticos.
Se esta for a sua opção, faça uma ampla pesquisa sobre a concorrência para entender se conseguirá vender por preços competitivos (um dos principais atrativos para a persona deste nicho). Saúde e bem-estar: a “geração saúde” está apenas começando a surgir. Nos próximos anos, a tendência é que a demanda por produtos saudáveis e naturais aumente muito. Apostar no mercado de saúde e bem-estar pode ser uma ótima ideia.
Estude o produto
Assim que você validar o mercado, precisa voltar-se para o produto e ver se a sua comercialização é viável. Vender bonés de pano é uma coisa extremamente simples, o que já não acontece com quadros para decoração de residências por exemplo. É preciso pensar se o produto é frágil, volumoso demais, perecível etc. Nesse caso, podem haver complicações logísticas que, se não forem resolvidas, acabam inviabilizando a ideia.