Plano de Ação: como montar o seu e atingir os resultados desejados
Acompanhar a execução das atividades da empresa a fim de atingir os objetivos determinados pelo planejamento é o resumo do que representa o Plano de Ação.
Um recurso de gestão que visa atingir os resultados desejados e faz com que a organização cresça e se desenvolva de forma saudável e acelerada, sem perder o controle e a organização.
Gerenciar as ações também implica positivamente no processo de tomada de decisões e investimentos da empresa, tornando as escolhas mais claras e assertivas para a equipe.
O que é um Plano de Ação?
Planejar as ações a serem executadas, criar uma metodologia, um cronograma e apontar os responsáveis para dar andamento a cada etapa é a ideia fundamental de um Plano de Ação. Todos os gestores, em algum momento da empresa – seja na criação ou na reestruturação – acabam utilizando o método, que parece simples, mas faz toda a diferença e guia os passos dos envolvidos. O desafio é manter a equipe engajada no projeto e envolver todos para que se sintam responsáveis por alguma etapa e, consequentemente, pelo sucesso da operação.
A importância de um Plano de Ação
De modo geral, um bom Plano de Ação serve de base para gerenciar o tempo envolvido no planejamento e execução de uma meta. O tempo é um bem precioso e é importante seguir os passos e os prazos para que a equipe otimize tempo e atinja o objetivo.
Confira 5 passos importantes para tirar o Plano de Ação do papel:
1) Defina o objetivo
Leve em consideração o planejamento estratégico da empresa e aponte para a meta principal: se é crescer, expandir os negócios, enxugar gastos ou conquistar novos públicos. Todo ponto é ponto de partida para montar um Plano de Ação.
2) Mensure as metas
A equipe precisa visualizar o problema e a solução proposta para se engajar no processo. Isso vale também para que, em caso de não efetivar o plano proposto, poder cobrar a equipe dos resultados e propor um novo desafio.
3) Organize as ações
Todo o plano que se mantém somente na ideia acaba não saindo do papel. Coloque a equipe em movimento e crie as ações em um arquivo onde todos possam ter acesso e acompanhem.
4) Divida as tarefas
Cada colaborador envolvido deve se dispor a assumir uma parte do processo. Algumas tarefas serão mais difíceis e complexas, talvez seja necessário desmembrar cada ação em partes a serem executadas por profissionais distintos.
5) Prazos e entregas
Essa parte é muito importante, para que não seja adiado em cadeia todas as demais ações. Com o tempo pré-determinado fica mais fácil também para o colaborador priorizar tarefas e organizar seu tempo. Enquanto a equipe monitora os prazos, é importante acompanhar cada tarefa e concretizar o verdadeiro espírito de trabalho em grupo: uma ação depende da outra. O Plano de Ação é uma atividade de envolve a equipe, engaja todos em um grande objetivo e faz a empresa se movimentar em direção das suas metas. Mantendo a gestão automatizada, a criação de ações pode se tornar mais frequente e mais efetiva, já que a equipe passa a ter mais tempo para pensar no negócio de forma criativa.
Fonte: https://blog.bling.com.br/plano-de-acao/
WSITEBRASIL
Soluções inteligentes e inovadoras para sua empresa.
Criação de sites, portais, plataformas de comércio eletrônico, hospedagem de sites, gestão de mídias sociais, desenvolvimento de aplicativos para celular APP e desenvolvimento de softwares customizados.
• Sete Lagoas (31) 3775 2323 ou (31) 99702-2191
• suporte@wsitebrasil.com.br
• Rua Major Castanheiras, 72 - Centro Sete Lagoas - MG
• Belo Horizonte (31)99466-0139
• Lagoa da Prata (37) 99839-8240
• Divinópolis (37) 98841-9266
• Pará de Minas (37) 99671-6032
• Araxá: (34) 99199-0199