6 erros que você deve evitar para vender mais no Dia dos Pais
Perder venda no dia dos pais não dá! Afinal, essa é uma das datas sazonais mais positivas e esperada pelo varejo. Essa é mais uma excelente oportunidade para aumentar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seu público.
Porém você deve ficar atento e evitar alguns erros que possam prejudicar suas vendas.
Confira!
1. Não se planejar corretamente
Tudo começa, sempre, com um bom planejamento. Não se preparar para datas especiais, como o “Dia dos Pais”, vai resultar em promoções mal feitas e ofertas mal pensadas, que, ao invés de potencializar, podem prejudicar seus resultados e a imagem de sua loja.
2. Ignorar a homenagem
Deixar passar essa data em branco pode não só danificar as vendas deste ano, como também as dos próximos. Pense o seguinte: se um cliente for em sua loja e ver que você não se preparou para ajudá-lo a escolher o melhor presente para o pai dele, com certeza ele não vai voltar à sua loja no Dia dos Pais do ano que vem, certo? Então, não deixe de incluir esta importante data no calendário de promoções e ofertas de sua loja deste ano – e já aproveite para analisar como as coisas fluem e pensar no que pode ser melhor trabalhado no ano que vem.
3. Ficar só nas “promoções-clichê”
A falta de criatividade pode ser fatal no varejo. Com tanta concorrência, ser apenas mais uma loja no meio de tantas vai fazer do seu Dia dos Pais um fiasco. Por isso, é importante ser criativo na hora de criar as promoções, ofertas e ações de marketing para essa data. Pense nos diferentes tipos de pais e crie campanhas diferenciadas.
4. Não entender quem é o real público de sua loja nessa data
Outro grande erro que muitos lojistas cometem no Dia dos Pais é focar apenas na figura do pai e esquecer dos seus reais clientes nesse dia: os filhos, as esposas, colegas, primos, chefes, etc. Ou seja: as pessoas que irão comprar os presentes para os pais. Além disso, é preciso entender que diferentes pessoas podem simbolizar o “pai”. Pode ser um tio que ajudou na criação, a mãe solteira que também fez o papel de pai, o avô que é o segundo pai… Enfim, pais não são todos iguais para todo mundo! E você precisa mostrar que sabe disso nas suas ações de vendas para a data.
5. Não aproveitar a data para conhecer e se aproximar de seus clientes
Seu cliente estará em sua loja para comprar um presente para alguém especial para ele. Isso pode dizer muito sobre quem ele é, qual sua história, quais suas preferências e necessidades. Agora, se você ficar só no básico, entregar o que ele pedir e pronto, vai perder uma grande oportunidade de conhecer a fundo seu consumidor, o que pode lhe garantir muitas vendas no futuro!
6. Não preparar os vendedores
Muitos dos erros que citamos até aqui têm origem na falta de preparo dos vendedores para que eles possam aproveitar de verdade a oportunidade de vender mais no Dia dos Pais. Se sua equipe não entender quem são os verdadeiros clientes, não estiver disposta a conhecer a história do consumidor e não aproveitar para conhecer melhor o público da loja, os resultados serão muito abaixo do esperado. No entanto, é seu papel não deixar que isso aconteça. Você precisa capacitar sua equipe para esta data e para todas as outras!
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