Aproveite as datas comemorativas para vender mais
Segundo um levantamento do E-bit, o faturamento das vendas para o Dia dos Pais em 2016 foi de 1,76 bilhão nas lojas virtuais. Foi um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Os dados denotam que as datas comemorativas são uma oportunidade de potencializar as vendas, mas exige dos gestores uma estratégia eficiente.
Faça o planejamento para aperfeiçoar a estratégia
Sem o planejamento não é possível esperar grandes resultados das vendas, mesmo nas datas comemorativas. O ideal é se preparar, analisar o comportamento do público-alvo, quais os meios de comunicação mais eficientes para cativá-lo e avaliar qual o mix de produtos e ferramentas disponíveis.
Lembre-se de que é preciso se antecipar, uma vez que os consumidores planejam a compra e pesquisam com antecedência antes de fechar o carrinho de compras. Nesse contexto, torna-se importante ter produtos que atendam as necessidades do consumidor naquela data para se destacar dos concorrentes. Alguns produtos nessa época precisam de maior evidência, e só o planejamento vai te auxiliar a não perder o timing das vendas.
Controle o estoque e prepare a logística
Muitos clientes reclamam depois de uma data comemorativa. Após a Black Friday de 2014, por exemplo, foram mais de 4,4 mil reclamações referentes a propaganda enganosa, demora na entrega, dificuldade na finalização da compra, entre outras queixas. Acontece que muitas lojas virtuais não se prepararam para o aumento no volume das vendas, o que é um grande erro.
Daí vem a necessidade de preparar o estoque e certificar-se que logística poderá dar conta do aumento dos pedidos. Verifique também se o sistema é capaz de atender a demanda e as suas diferentes formas de pagamento. O ideal é realizar testes e alinhar a operação com eficiência. Não adianta criar uma campanha eficiente se o cliente não consegue finalizar a compra por conta de falta de estoque ou problemas na entrega.
Invista e mensure suas campanhas de marketing
Campanhas atraentes ao consumidor envolvem ações de marketing eficazes, promoções atraentes e informações precisas. O e-commerce, acima de tudo, precisa ser transparente e cumprir o que prometer. Isso vale mais do que uma proposta interessante e vai melhorar sua reputação.
Quanto à divulgação, ela é mais do que necessária, afinal, como o cliente vai encontrar sua proposta? Não são necessários grandes gastos para promover suas ofertas, mas sim o entendimento de onde seu público está e do que ele precisa. E-mail marketing, por exemplo, pode exigir apenas esforço e tempo, mas traz retornos expressivos para o negócio online.
Além dele, você pode investir em redes sociais, links patrocinados, anúncios em buscadores e redes sociais, banners etc. É importante avaliar cada uma das opções disponíveis, fazer testes, mensurar resultados e calcular o retorno sobre o investimento.
Ofereça condições interessantes e várias formas de pagamento
Frete grátis para determinados valores, descontos e demais condições podem ajudar nas vendas. Se o cliente já te achou e se interessou por algo que você tem a oferecer, o passo seguinte é viabilizar a venda. O ideal é oferecer formas de pagamento diversificadas, como cartão de crédito e débito, dinheiro, boleto bancário, Bitcoins, Paypal, entre outras opções que ofereçam segurança ao comprador. Tudo para facilitar o caminho até a concretização do pedido.