Autoridade de domínio e de página: o que é e como fortalecê-las?
A autoridade de domínio e a autoridade de página são duas métricas desenvolvidas pelo Moz com o objetivo de auxiliar os sites a analisar o nível de relevância para os mecanismos de busca, assim contribuindo para um melhor posicionamento.
Essas métricas fazem parte da estratégia de SEO de uma marca e o monitoramento delas é fundamental para verificar se as ações desenvolvidas no marketing digital estão sendo efetivas.
A seguir, saiba do que se trata a Domain Authority (DA) e a Page Authority (PA) e saiba como otimizar essas métricas!
Autoridade de página e de domínio: o que são e como funcionam?
O algoritmo do Google está constantemente em melhoria com o objetivo de entregar resultados mais úteis aos usuários — e, para alcançar um bom posicionamento, as empresas desenvolvem estratégias de SEO on-page e off-page.
Com o objetivo de auxiliar as empresas nesse processo, a Moz desenvolveu as métricas que podem ser acompanhadas pelo plugin MozBar. Entenda cada uma delas a seguir.
Autoridade de domínio
Esse monitoramento imita o realizado pelo Google para determinar o quanto um domínio é relevante. Isso pode ser observado por meio do histórico, que inclui a qualidade de links externos, número de visitas e conversões, tempo de permanência nas páginas e outros.
Critérios para DA
São fatores considerados na formulação da métrica: qualidade do link building, fluxo de visitantes no site, quantidade de links e a origem deles, qualidade das URLs, otimização de imagens, não manter links irrelevantes, SEO on-page e outros.
Autoridade de página
No site, cada página conta com características específicas que determinam sua autoridade e fazem com que ela seja referenciada por outros sites. Assim, quanto mais uma página tem referências externas, maior é a autoridade dela.
?Critérios para PA
Já aqui, são levados em conta: posicionamento dos links internos, uso adequado das palavras-chave, relevância e semântica do conteúdo, links externos de qualidade, baixa ocorrência de spam e outros.
Após compreender do que se trata a autoridade de domínio e a autoridade de página, é preciso conhecer a importância delas e como otimizá-las!
Otimização do site: qual a importância da autoridade na internet?
O principal objetivo de desenvolver uma estratégia de SEO é o posicionamento nos mecanismos de busca, correto? Sim! E o que determina o ranqueamento do site é a autoridade na internet. Portanto, é ela que permite que a empresa atinja essa meta.
No mundo real, quando sabemos que uma pessoa tem autoridade sobre um assunto, respeitamos o que ela tem a dizer e a tornamos uma referência no tema. Na internet, os mecanismos são semelhantes: quando uma empresa alcança autoridade sobre determinado segmento, torna-se uma referência tanto para os consumidores quanto para os concorrentes.
Mas, assim como no mundo real, sabemos que construir autoridade é um processo trabalhoso, que exige dedicação e aprimoramento contínuo. Portanto, se a marca está em busca de melhorar a autoridade de domínio e de página, precisa desenvolver estratégias sólidas.
Autoridade de página: como fortalecê-la?
A autoridade de página será influenciada pela DA, o que faz com que essas métricas devam ser pensadas complementarmente. A seguir destacamos algumas estratégias que permitem fortalecê-la.
Trabalhar bem as palavras-chave
A definição das palavras-chave é um aspecto central para que a estrutura da informação seja escaneável para os mecanismos de busca, sendo identificado o tema central do conteúdo e como ele pode contribuir com o usuário.
Além da definição acertada dos termos, uma estratégia correta é que cada link interno que direcionará o usuário para outro conteúdo utilize as palavras-chave que otimizam as páginas, tornando o objetivo da página mais claro para o Google.
Reduzir a quantidade de spams
Os spams não contribuem para tornar o conteúdo ou os links do site mais ricos e relevantes para o usuário e, por essa razão, não contribuem para a construção da autoridade — podendo inclusive prejudicá-la quando usados excessivamente.
Ter boas estratégias de links internos e externos
Todos os conteúdos do site devem ter links internos e externos que contribuam para a experiência de navegação do usuário. Eles devem ser usados para referenciar as fontes usadas na criação de um material, por exemplo, mas também para dinamizar a navegação do usuário.
Ambos os fatores melhoram a integração do usuário no site e, por essa razão, são critérios usados na avaliação da autoridade. Lembre-se: os links devem agregar valor e serem de fontes confiáveis — e fatores devem ser considerados na construção da estratégia.
Garantir a relevância do conteúdo
A cada atualização o Google se mostra mais empenhado em utilizar a relevância do conteúdo como um critério essencial para determinar o posicionamento nos mecanismos de busca.
Dessa forma, o objetivo da marca deve ser sempre o de criar conteúdos ricos, em formatos diversificados e que tenham informações realmente úteis aos usuários.
Autoridade de domínio: como otimizá-la?
A autoridade de um domínio é influenciada pela autoridade das páginas que o compõem, o que demonstra como essas métricas são interligadas. Pensando nisso, destacamos a seguir as principais estratégias que devem ser incorporadas para melhorar a DA.
Ter uma boa estratégia de link building
A principal delas é o link building, que consiste na estratégia pela qual o site buscará parceiros confiáveis e com autoridade para adquirir links. Essas referências nos sites podem ser alcançadas por meio da oferta de guest posts e materiais ricos.
O ideal é que o parceiro esteja comprometido com a mesma persona e tenha autoridade, demonstrando para os buscadores a relevância da rede construída em torno do site.
Produzir conteúdos ricos
O Google prioriza os sites que têm conteúdos de maior relevância e originalidade aos usuários, o que faz com que a riqueza deles seja outro fator importante, pois a ferramenta avalia aspectos como morfologia, semântica, e sintaxe.
A autoridade de domínio não depende apenas da produção atual de conteúdos, mas também do histórico, valorizando materiais mais antigos, o que justifica a importância de atualizar e enriquecer textos anteriores.
Monitorar números de visitas e conversões
Quanto mais um site tem visitas e conversões, mais o Google entende que ele é relevante aos interesses dos usuários, fazendo com que essa prática melhore ainda mais a autoridade do site e mantenha uma base de acesso estável.
Assim, é importante desenvolver estratégias que promovam maior tráfego orgânico ao site, como publicações nas redes sociais, novos conteúdos periodicamente, ações diferenciadas, entre outras.
Verificar o funcionamento dos CTAs
A qualidade e quantidade dos links internos também influenciam na autoridade do site. Muitas vezes, estes são organizados em CTAs – chamada à ação. Quando um link deixa de funcionar e exibe uma página de erro (como a “error 404”), o domínio é punido por essa experiência ruim para o usuário.
Outro aspecto que deve ser considerado é tornar o domínio social friendly, ou seja, facilmente compartilhável pelas redes sociais — e essa estratégia também pode ser incorporada utilizando CTAs corretos.
Portanto, tanto a autoridade de domínio como a autoridade de página são métricas essenciais para o desempenho das estratégias digitais de uma marca. Para aprimorá-las é fundamental que haja um monitoramento constante desses fatores, avaliando o que pode ser otimizado no site.