E-commerce: invista na sua vantagem competitiva
O e-commerce reúne várias diferenças em relação às vendas no varejo tradicional. Em pelo menos um aspecto, porém, o ambiente virtual e o real se assemelham: a necessidade de estabelecer uma vantagem competitiva para superar a concorrência. Caracterizada como o diferencial da empresa, do produto comercializado ou do serviço prestado, essa vantagem será responsável por atrair a atenção do cliente e seu dinheiro também.
E-commerce tem crescimento acentuado
Apesar dos desafios de infraestrutura, como logística de entrega, opções de pagamento e acesso à conexão de banda larga, o comércio virtual da América Latina apresenta um crescimento animador. De acordo com dados levantados pela Internet Retailer, apenas a China cresce mais do que o continente sul-americano em termos de faturamento do e-commerce: Brasil, México, Argentina, Colômbia e Chile são os expoentes da região. As vantagens do comércio eletrônico explicam essa ascensão. “Estar presente na Internet significa não ter barreiras geográficas para alcançar os consumidores. Ao contrário de uma loja física, que fica restrita a quem passa na porta, no e-commerce praticamente todas as pessoas conectadas à internet”, explica Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Vantagem competitiva é solução para superar a concorrência
A expansão do mercado aumenta a concorrência, o que acaba exigindo um esforço de diferenciação por parte das empresas que compõem o segmento. Esse esforço gera a vantagem competitiva, que pode ser dividida em dois tipos:
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Vantagem de custo: quando a empresa oferece os mesmo benefícios que os concorrentes, por um preço menor
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Vantagem de diferenciação: quando a empresa supera os concorrentes nos benefícios que oferece aos clientes.
Para desenvolver e estabelecer uma vantagem competitiva, é preciso trabalhar para superar os concorrentes e evitar ser copiado. Localização, qualidade do produto, qualidade de atendimento, alcance da assistência técnica, patentes, marcas consolidadas, base instalada de clientes e reputação são algumas das formas de diferenciação no mercado tradicional.
Encontrando uma vantagem competitiva no e-commerce
As especificidades do comércio eletrônico exigem ações distintas para buscar a diferenciação e superar a concorrência. Reunimos algumas dicas para facilitar esse processo:
Trabalhe arduamente para melhorar o SEO
A busca orgânica, como todos já sabem, precisa ser a prioridade de quem trabalha com vendas na internet. Com tanta competição no mercado, é preciso garantir que seus clientes em potencial vão encontrá-lo no topo da lista de resultados quando pesquisarem pelo produto que você oferece.
Direcione o seu marketing
Invista ao máximo para direcionar o marketing virtual ao público-alvo, por meio de ações como o Google Adwords e o Facebook Ads, que permitem a customização e a personalização do potencial cliente a ser atingido.
Estabeleça um relacionamento efetivo com o cliente
Procure controlar as informações essenciais do seu cliente por meio de um sistema de gestão, monitorando dados como o produto comprado, idade, e-mail e localização, para personalizar o atendimento e as ações de marketing.
Faça promoções sazonais
Aproveitar as diferentes épocas do ano para criar promoções é uma prática antiga – e de reconhecida eficácia. Além das datas comemorativas, esteja atento ao mercado cultural, ao clima e às tendências da mídia.
Incentive comentários
Ao criar um campo para comentários dos clientes, você favorece a transparência, incentiva o feedback e, principalmente, fornece uma referência de credibilidade aos consumidores interessados no produto: a opinião de outros clientes.
Crie um chat online
Ter alguém pronto para ajudar pode ser um diferencial capaz de consolidar a vantagem competitiva. Respostas personalizadas a qualquer hora do dia tendem a supreender e fidelizar o cliente, que se sente atraído e acolhido pelo atendimento.
Amplie as opções de pagamento
Além de ter um preço compatível ao praticado pela concorrência, você precisa oferecer vantagens de pagamento. Boleto, transferência entre contas, depósito bancário e vários cartões de crédito são opções valorizadas pelos clientes, o que impulsiona suas vendas.
Aposte na simplicidade e na objetividade
Finalmente, garanta que seu site seja intuitivo, atraente e fácil de usar. O cliente deve navegar pela página sem dificuldades, encontrando aquilo que precisa o mais rápido possível. Simplifique o cadastro e informe a duração do processo de compra com precisão.