O que é E-commerce? Como funciona?
Se você está pesquisando sobre como montar um negócio para vender produtos na internet, está prestes a se juntar a um grupo de milhares de empreendedores que escolheram um nicho de mercado e foram se aventurar: o universo do Ecommerce.
Geralmente, são vendidos neste segmento produtos ou serviços que estamos acostumados a ver e consumir por aí quando caminhamos em um shopping. Na verdade, a internet facilita a venda de quase tudo que existe. Basta anunciar em sites de classificados ou compartilhar algo relevante nas redes sociais que rapidamente surgem dezenas de interessados em negociar o que você está vendendo. Entretanto, é preciso definir algumas coisas para não descaracterizar o Ecommerce.
No Ecommerce, o empreendedor constrói uma loja virtual. Nestes casos, independentemente do produto – o comerciante pode vender qualquer coisa – a transação deve ser realizada inteiramente pela internet, ou seja, o processo de pagamento deve ser online. Isso quer dizer que o consumidor entrou no site, escolheu o produto e realizou o pagamento pelo site. Agora é só esperar! A loja recebeu o pedido, despachou o produto pela transportadora ou Correios, e fará a entrega no endereço informado. Há, também, outros casos, como quando o empreendedor vende seus produtos em sites de terceiros, Marketplaces e outras plataformas. Neste caso, também é necessário que o consumidor efetue a compra online. Isso é Ecommerce!
Ou seja: Ecommerce é todo tipo de venda que se dá totalmente via internet.
O desenvolvimento do Ecommerce
Se ainda existem hoje dificuldades para montar um Ecommerce, já imaginou como era difícil fazer isso naquela época? Isso porque não existiam plataformas de comércio eletrônico, muito menos gateways de pagamento, redes sociais ou ferramentas como o Google. Nada parecido com o que temos hoje, pois a internet no Brasil não passava nem 20 mil usuários. Apesar de todas as dificuldades, ele conseguiu.
O site de Jack London prosperou com muita rapidez – “bombou” mesmo – e a empresa chegou a abrir o capital na Nasdaq (Bolsa de Valores de Empresas de Tecnologia em Nova York). Depois de alguns anos, o empreendedor vendeu o site para outro grupo de empresários. A BookNet encerrou suas operações e passou por uma reestrutura interna. Logo depois, voltou com outro nome: Submarino. Depois disso, o mercado de vendas online foi popularizado e cresceu muito rápido. Em seguida, surge em nos Estados Unidos o Ebay e, posteriormente, o Mercado Livre é criado, no Brasil. As grandes lojas que temos hoje, como Americanas, Saraiva, entre outras, entraram no mercado no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000. De lá para cá, o Ecommerce vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil e no resto do mundo. Estima-se que, atualmente, o comércio eletrônico já some mais de U$ 1 trilhão em vendas anuais em todo o planeta.
Quer saber mais sobre esse mundo entre em contato conosco.