WhatsApp Business lança API e aumenta integração com o Facebook Ads
O WhatsApp Business ganhou novas ferramentas de comunicação direta entre usuários e empresas. O aplicativo agora tem uma API, facilitando a instalação de botões de chat em sites e em fan pages e anúncios no Facebook, que é o dono do Whats. É importante ressaltar que quem inicia a conversa é sempre o Lead ou cliente.
Mensagens automatizadas
A nova API oferece soluções interessantes para médias e grandes empresas, que precisam automatizar o envio de algumas mensagens aos seus clientes. O comunicado do Facebook cita como exemplo notificações de entrega de produtos, envio de ingressos para eventos e confirmações de marcação de horários. Como dissemos acima, o início da conversa é sempre de iniciativa do Lead ou cliente. Por isso, não será possível o envio de mensagens promocionais ou anúncios diretamente pelo WhatsApp. O Facebook reforça que o usuário poderá bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente apenas com um clique. Além disso, após o contato inicial, a empresa tem 24 horas para responder gratuitamente. O tempo volta a contar após cada réplica do cliente, sempre com 24 horas. Depois disso, cada mensagem terá um custo, que varia de país para país. As mensagens automatizadas também serão pagas pela empresa.
Anúncios levando para o WhatsApp
Já a integração com o Facebook Ads é feita da mesma forma como funciona hoje com o Messenger. Os anunciantes terão a opção de incluir um botão do WhatsApp Business que, ao ser clicado, levará a uma janela de diálogo do aplicativo com algumas informações já pré-programadas. Algumas contas já tinham essa funcionalidade disponível, mas, nas próximas semanas, ela terá roll-out para a maioria dos países em que a rede social atua. Caso decida usar a API do WhatsApp Business, você terá acesso a novos dados nos relatórios do Gerenciador de Anúncios do Facebook, como o número de conversas iniciadas e de cliques. Ou seja, você vai poder ter certeza do retorno do investimento.